Educar não se trata de estudar a natureza em si, mas promover uma mudança de atitude. A afirmação vem da coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental Agnes Wadell Chagas da UniEvangélica, Giovana Galvão Tavares. “Transformar as discussões ambientais em algo sério e educar o sujeito para isso é mais sério ainda. Educar não se trata de estudar a natureza em si, quando você fala em educação ambiental, estamos falando de mudança de atitude”, destaca. Neste sentido, expõe a coordenadora: “discutir Educação Ambiental é discutir a relação dos seres humanos com a natureza”.
Giovana Tavares possui graduação em Geografia, especialização em Geociências, mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra e doutorado em Ciências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Ela é professora nos Cursos de Medicina e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, da UniEvangélica. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, ela fala ao DM Anápolis sobre a importância da Educação Ambiental e os projetos desenvolvidos pelo núcleo, como o Circuito Ambiental, Escola da Natureza, Cine Ambiental e outros.
Giovana Tavares, ao longo de toda a entrevista, fez questão de enfatizar: “a Educação Ambiental é uma ferramenta de mudança e mobilização social, já que ela discute questões que são da relação entre seres humanos e natureza e afeta diretamente a questão social, cultural, da saúde pública e vários outros temas”. A coordenadora diz sentir falta de maior mobilização da mídia no que se refere às questões ambientais e o uso de suas potencialidades enquanto educomunicação.
Quando o Núcleo de Educação Ambiental foi criado e quais são seus objetivos?
O Núcleo foi criado em 2016 no âmbito do programa de Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, que comporta os programas de Mestrado e Doutorado, porque existia uma exigência do Comitê de Ciências Ambientais da Capes, de que os programas deveriam ter dentro tanto do desenvolvimento de disciplinas, e outras questões, a educação ambiental. No ano de 2017, a UniEvangélica cria a Política Institucional de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, a qual o Regulamento do Núcleo de Educação Ambiental está vinculado. E quando a instituição cria esta política interna, ela fortalece o Núcleo de Educação Ambiental. Isto vai ter um impacto dentro do núcleo, que é justamente ampliação dos seus projetos. Ao longo dos anos, ele se fortaleceu.
O que é o projeto Circuito Ambiental?
Tem por objetivo transformar alguns laboratórios da instituição em estações: de Energia, Meteorológicas, do Solo, da Biodiversidade, Ecológica; e circulamos com os escolares, com os universitários e a população idosa para a discussão de determinados temas. Vou dar um exemplo, fizemos um circuito com os alunos do curso de Arquitetura, preparamos o material sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a cada estação discutimos um ou dois objetivos ligados aquela temática. Fazemos com o curso de Medicina, por exemplo, sobre Saúde Planetária, e em cada estação fazemos discussões, discutimos sobre mudanças climáticas e qual impacto na saúde do ser humano; sobre a biodiversidade, fazemos uma discussão sobre o Cerrado e a produção de medicamentos ou os fitoterápicos.
O projeto Escola da Natureza, em que consiste?
Escola da Natureza, que funciona na Estação Experimental do Cerrado, na Fazenda Betel. Trabalhamos com crianças em vulnerabilidade social. Elas vão para aula pela manhã e à tarde participam das atividades que acontecem na Fazenda Betel, são aulas de música, reforço, dentre outras; e este projeto que tem a professora Vivian Braz a frente; que está dentro do Núcleo de Educação Ambiental. O projeto busca compreender que a concepção de natureza se dá pelo convívio com a natureza, se trabalha a percepção e o sentido das crianças quanto aos elementos naturais.
Vocês trabalham a Educação Ambiental também com idosos?
É um trabalho que realizamos todas as sextas-feiras à tarde, em que desenvolvemos as ações de educação ambiental junto a Universidade Aberta da Pessoa Idosa, e quem está na coordenação é a professora Maria Gomide; este projeto é um pouco diferente, trabalhamos questões e temáticas voltadas à fitoterápicos fazemos trilhas. E também temos outros projetos, como o Sarau Ambiental, que fazemos anualmente no dia do Cerrado, dia 11 de Setembro; os projetos que trabalhamos com os cursos; temos o nosso podcast, com assuntos e temáticas ambientais do ano, voltados aos cursos de Graduação, que irão fazer o ENAD.
O Núcleo tem o projeto Cine Ambiental, que irá realizar uma ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta segunda-feira?
Sim, aproveitamos para convidar a todos, pois teremos um Cine Ambiental no dia 5, na praça da UniEvangélica. Trabalhamos temáticas que são ligadas ao cotidiano das pessoas; fazemos em praças públicas; para os universitários da UniEvangélica; para as escolas municipais. A temática que estamos discutindo nas escolas é sobre Resíduos, temos um documentário de quase 20 minutos e fazemos uma atividade com estes alunos, para que possam compreender; e uma atividade sobre reflexão sobre os resíduos que eles produzem, como tratam e dispensam esses resíduos, e como eles observam a cidade a partir dessa discussão.
Vocês atendem demandas e solicitações?
Nós também atendemos uma demanda das instituições que nos convidam para fazer alguma atividade, por exemplo de cursos de Graduação da própria universidade, sobre alguma fala de temática ambiental; demandas de instituições, organizações não governamentais, que queiram fazer alguma discussão e precisam do nosso auxílio; da prefeitura, participamos de seus eventos; assim como eventos nacionais, que envolvem várias universidades brasileiras, como a que trata da Semana do Cerrado.
São várias temáticas trabalhadas pelo Núcleo?
Sim. Por exemplo, trabalhar com a temática das mudanças climáticas no campo da Saúde Planetária, é muito importante, porque discutimos uma infinidade de questões. Primeiro o que causa e depois quais são as suas consequências. A temática não é única. Se você pensar em uma temática geradora, você observa que ela vai envolver muitas questões que ultrapassam a natureza em si. Discutir Educação Ambiental é discutir a relação dos seres humanos com a natureza.