Meio Ambiente AGENDA CHEIA

Com foco em solução para inundações, Anápolis tem Semana do Meio Ambiente

Programação foi aberta com mesa redonda com o renomado ambientalista Antônio El Zayek

02/06/2023 13h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Prefeitura de Anápolis
Foto: Prefeitura de Anápolis

Anápolis abriu nesta quinta-feira (1) a programação da Semana do Meio Ambiente com uma mesa redonda com o renomado ambientalista Antônio El Zayek, consultor ambiental contratado para auxiliar na implantação do Politec.  

Além dele, participaram Sara Romero Benfica, advogada especialista em Direito Ambiental; o secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wederson Lopes; e o diretor de Meio Ambiente Thiago Vitorino. 

Neste ano, a semana tem como tema as soluções baseadas na natureza. A ideia é encontrar, dentro do próprio meio ambiente, formas de atenuar e até eliminar problemas cotidianos. Em Anápolis, sobretudo, estão em voga as inundações, que causaram sérios problemas à infraestrutura no último período chuvoso e até mortes após um carro ser levado pela força da água para o seio do Córrego das Antas. 

“Tivemos pontos de alagamento maiores que nos últimos dado o alto volume de chuva, e temos soluções que podem resolver esse problema, como os jardins de chuva e outros. O objetivo é captar água e devolvê-la ao lençol freático, evitando que ela vá em grande volume para os rios”, disse o secretário Wederson Lopes ao DM Anápolis. 

Toda a programação é aberta ao público e gratuita. Nesta sexta-feira (2), na Faculdade Fama, houve uma palestra sobre prevenção de queimadas em parceria com o Corpo de Bombeiros, representado pelo tenente Licurgo Winck. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, também esteve presente, além de outros convidados. 

A semana ainda terá, no sábado (3), corrida de revezamento do Projeto Zatopek no Parque Senador Onofre Quinan, além da doação de mudas nativas e frutíferas, a partir das 8h. À tarde, na Faculdade Fama, começa um passeio ciclístico que segue até o Distrito de Interlândia, com parada no Parque da Jaiara. 

Na segunda-feira (5), no Parque Ipiranga, será inaugurado o Jardim Botânico Medicinal, às 9h. Das 8h às 14h, no Parque JK, haverá uma ação que trata de sustentabilidade, além de visita de estudantes da Apae ao Viveiro Municipal de plantas ornamentais. Às 19h, na UniEvangélica, a programação inclui a exibição do filme ‘Cerrado de volta – a restauração na Chapada dos Veadeiros’. 

A terça-feira (6) terá atividades com trilha no Parque Senador Onofre Quinan e Circuito Ambiental na UniEvangélica. À tarde, haverá visitação ao Aterro Sanitário de Anápolis e cooperativas de catadores de materiais recicláveis com estudantes da rede municipal de ensino. 

Por fim, na quarta-feira (7), haverá uma palestra sobre Meio Ambiente, Social e Governança pela manhã e inauguração do Projeto Viveiro Escola, além de nova visita ao Aterro Sanitário. 

"Temos parcerias com o Corpo de Bombeiros e atividades em três parques da cidade, também em parceria com a Apae, faculdades e as escolas. O objetivo é envolver a sociedade nessa mentalidade de que existem soluções para os problemas dentro da própria natureza”, frisou Lopes. 

Ele ressaltou ainda que “qualquer pessoa pode participar” da programação e convido a população a se integrar para opinar no conjunto de medidas que podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida no município.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Dorazio C Silva - Jornalista Há 2 anos Anápolis - GONesses seminários seria importante tratar de uma planta invasora, a leucena, que acaba com as matas ciliares dos mananciais. Esta espécie é a mesma que está dizimando a vegetação de Fernando de Noronha.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.