Os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede estadual de Educação vão ganhar 572 novos laboratórios de Biologia, Física, Química e Matemática. Atualmente, Goiás conta com 190 unidades neste modelo, elas devem receber os equipamentos ainda em abril.
De acordo com o governo de Goiás, todos os Cepis vão ser atendidos. O valor total dos investimentos é de R$ 32 milhões. Serão 119 laboratórios de Física, 190 de Química, 96 de Biologia e 167 de Matemática.
A diretora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Márcia Rocha, afirma que as unidades que já têm oficina de estudo de alguma das disciplinas, também vão receber as demais.
“O objetivo da ação é garantir a qualidade das aulas disponibilizando materiais e equipamentos especializados aos estudantes e professores”, ressalta.
A profissional conta ainda que os alunos fazem o uso semanal desses materiais. Isso porque, a aprendizagem das “Práticas Experimentais” compõe a grade curricular do Ensino Médio.
Para Márcia Rocha, a lógica desse ensino é desenvolver nas aulas a experimentação a partir da utilização de cada laboratório. “O uso dos recursos possibilita que os jovens saiam do Ensino Médio com novas habilidades”.
A implantação de laboratórios nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) teve início em 2021, quando eles receberam oficinas de Física e Biologia. Na época, 150 unidades foram entregues para 86 escolas, em 50 municípios goianos.