Brasil LESA PÁTRIA

PF cumpre mandados de prisão contra suspeitos de participar de atos golpistas em Brasília

Também há ordens de busca e apreensão relativas ao 8 de janeiro em Goiânia e Cezarina

17/03/2023 12h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (17) dois mandados de busca e apreensão e outros dois de prisão em Goiás, no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. 

De acordo com a PF, as ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Goiânia e Cezarina, na região sudoeste do estado. A corporação não confirma nome de suspeitos ou investigados na operação. 

A Lesa Pátria está na oitava fase e apura o atentado ao Estado Democrático de Direito no início do ano. São alvos participantes, financiadores ou aqueles que se omitiram durante a invasão das sedes dos Três Poderes. 

Nesta fase, são 32 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão. Também há alvos na Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. 

Os alvos podem responder pelos crimes de abolição violenta do estado de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. 

Nesta quinta-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu a avaliação dos pedidos de liberdade provisória de todos os detidos pela tentativa golpista em Brasília e liberou mais 129 denunciados. Outros 294 permanecem presos. 

No dia 9 de janeiro, foram detidas 2.151 pessoas que participaram dos atos e/ou estavam acampadas diante de quartéis em Brasília. Dos ainda presos, são 86 mulheres e 208 homens.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.