A nova superintendente regional da Polícia Federal em Goiás, a delegada Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente, tomou posse no final da manhã desta quarta-feira (15). Ela foi escolhida pelo diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e substitui Cassandra Ferreira Alves Parazi.
A solenidade ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Goiás. Vicente foi nomeada no dia 18 de janeiro, mas a solenidade que marcou a posse demorou 28 dias.
No discurso, a nova superintendente afirmou que mira uma “administração sustentada em propósitos e evidenciada na consolidação de uma Polícia Federal eficaz, responsável e inclusiva em todos os níveis.”
Vicente lembrou que está lotada na superintendência goiana há 12 anos e disse que está “honrada pela oportunidade de servir ao lado de valorosos policiais e servidores desta regional.”
Marcela Vicente se formou em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela se especializou em Direito Processual. Depois, deixou o estado e iniciou a carreira no Maranhão.
De volta a Goiás, foi superintendente regional substituta entre 2018 e 2020. Vicente também atuou como corregedora regional da Polícia Federal e delegada regional de Defesa Institucional e de Combate a Crimes Previdenciários.
Presente na solenidade, o diretor-geral Andrei Rodrigues elogiou o trabalho da nova superintendente e destacou o fato de uma mulher assumir o posto.
“A ocupação das mais altas funções de gestão da Polícia Federal por nossas colegas, além de representar um ganho imediato para as unidades por elas administradas, será modelo de inspiração para as carreiras de cada servidora do nosso órgão, além de estímulo para que cada vez mais mulheres se interessem em ingressar nos quadros da Polícia Federal”, asseverou.
A delegada ganhou notoriedade depois de comandar, por exemplo, da Operação Cash Delivery, que denunciou o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) por suspeita de envolvimento no pagamento de propina a servidores públicos de Goiás, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Marcela Vicente ainda representou a PF na Operação Opson V, em Madri, na Espanha, além de ter chefiado o Núcleo de Inteligência e representado a Interpol no estado.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez 18 trocas nas Superintendências Regionais da PF, incluindo Goiás. O petista também trocou 26 dos 27 superintendentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos estados.
Por Rafael Tomazeti